fbpx
vidro laminado e vidro temperado

O vidro é utilizado em diversas funções e para cada uma delas existe o tipo certo de vidro a ser utilizado. No mercado, existem três tipos principais de vidro: comum, temperado e laminado. Saiba as diferenças entre eles e quando utilizar cada um.

Vidro Comum

Apesar da qualidade, esse vidro possui baixa resistência mecânica, sendo mais frágil e quebradiço que os demais, espalhando pedaços pontiagudos e cortantes.

Temperado

O vidro temperado tem esse nome pois é feito por meio da têmpera, processo em que o vidro comum é aquecido a altas temperaturas e depois resfriado rapidamente. Esse processo produz um sistema de tensões que aumenta a sua resistência.

Laminado

Durante a fabricação, as chapas de vidro comum são intercaladas com uma película de PVB (polivinil butiral) algo parecido com filme plástico, responsável por mantê-las ligadas.

Diferentes aplicações para cada tipo de vidro

Comum: O vidro comum é transparente, impermeável, liso e duro. Usado para diversas funções, desde quadros e porta-retratos, até para janela de casas e objetos de decoração.

Temperado: O vidro temperado é pouco flexível, além disso, quando quebrado se estilhaça em pedaços bem pequenos. Seu uso é mais indicado para vitrines, fechamento de muros, tampas de fogões, portas e janelas, divisórias e outras áreas sem caixilhos, além de muito utilizado em box de banheiro.
Porém, existem algumas desvantagens no vidro temperado. Graças ao tratamento que é submetido, ele não pode ser cortado ou furado após a sua fabricação, exigindo que seja feito sob medida.

Laminado: O vidro laminado é menos resistente a fatores externos, como impactos frontais e ventos fortes, por exemplo, além de ser menos eficaz quanto à redução de barulhos. Contudo, esse tipo de vidro possui um diferencial, graças às películas de PVB utilizadas na fabricação, o vidro laminado não se estilhaça ao quebrar.
Geralmente, o vidro laminado é usado em pisos, degraus, guarda-corpos e coberturas, por ser também um bom isolante solar. Quase sempre é transparente, mas pode ser confeccionado em diversas cores.

Com mais de 25 anos no mercado, a Glassbox oferece VIDROS TEMPERADOS e VIDROS LAMINADOS, todos certificados pelo INMETRO. Segurança e qualidade superior, com excelência no acabamento e cumprimento dos prazos.

Postado por admin em 11/out/2019 - Sem Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!