Buscar
  • Glassbox

Esquadria de alumínio: tudo o que você precisa saber!

A construção civil está a todo vapor. A cada novo ano, tecnologias são desenvolvidas para otimizar os processos desse segmento, proporcionando mais conforto, mais modernidade e maior valor agregado aos projetos. Um exemplo disso é o avanço das esquadrias de alumínio.


Você já ouviu falar deste produto, suas vantagens e eficiências aplicadas ao dia a dia?


Neste artigo apresentaremos um panorama completo sobre as esquadrias de alumínio, mostrando tudo o que você precisa saber para decidir se este item será realmente relevante para o seu projeto.


Vamos lá?


O que são esquadrias de alumínio?


Esquadrias são peças que formam a estrutura onde serão instaladas folhas de vidro, de madeira, PVC ou alumínio, com objetivo de fechamento de vãos em construções. Estes vãos são espaços de integração dos ambientes através de portas e janelas.


As primeiras esquadrias de alumínio surgiram em meados da década de 60. Antes disso predominava o uso de madeira e ferro na formação das estruturas.


O uso do alumínio ocorreu como alternativa para resolver alguns problemas, tais como durabilidade, estética e desempenho no uso diário.


Atualmente, segundo a Revista do Alumínio, as esquadrias representam cerca de 80% do volume total de consumo de alumínio na construção civil.



Comparado com outras matérias-primas ‘concorrentes’ -- aço, madeira, ferro e PVC --, o crescimento do alumínio é o mais acentuado nos últimos anos. Isso pode ser justificado por suas características: o material é leve, estrutural e de baixa manutenção.


As esquadrias fabricadas a partir desta matéria-prima possuem estética aprimorada, além de possibilitar uma ampla variedade de tonalidades e texturas em pintura eletrostática a pó ou anodização, permitindo que as esquadrias sejam parte integrada à decoração de interiores.



Quais as principais vantagens das esquadrias de alumínio?


E não é à toa que as esquadrias de alumínio estão em alta. Suas vantagens têm oferecido aos consumidores um conforto e uma comodidade à parte no dia a dia.


Precisamos aqui destacar os principais efeitos provocados pelas esquadrias de alumínio, que poderão atender as necessidades do seu projeto. Veja:


Durabilidade e resistência

Sem dúvidas, a durabilidade e a resistência fazem parte das características das esquadrias de alumínio. Submetido a umidade, secura, calor ou frio, as esquadrias fabricadas a partir do alumínio não sofrerão desgastes indiscriminados, como ocorre com a madeira, o PVC e o aço.


Como consequência da durabilidade, o preenchimento de vãos com alumínio se tornam bem mais resistentes, não apresentando risco à corrosão e demais prejuízos estruturais.

Leveza e praticidade


O alumínio é um material extremamente leve. Por isso, seu uso é funcional, prático e cômodo. E não se engane, essa leveza não faz das esquadrias de alumínio um material vulnerável. Pelo contrário, é uma estrutura leve, porém devidamente firme e segura.



Isolamento acústico

As esquadrias de alumínio proporcionam um conforto acústico único. Primeiro por conta da vedação dos vãos, mas também, nos caso das esquadrias Infinite, potencializadas pelo sistema de câmaras europeias.


Esse sistema é formado por componentes aprimorados, com objetivo de promover isolamento acústico efetivo, garantindo mais conforto e privacidade para os usuários.


Design moderno e inovador

Outra grande vantagem das esquadrias de alumínio é o design moderno e inovador. Em projetos arquitetônicos, elas oferecem um aspecto sofisticado, robusto e minimalista. Além disso, as esquadrias de alumínio reforçam a integração dos ambientes.


Versatilidade

Por fim, mas não menos importante, a versatilidade é marca registrada nas esquadrias de alumínio. Elas podem ser aplicadas em diversas possibilidades, tais como portas, janelas, painéis, portões, coberturas, etc. Uma das grandes soluções das esquadrias de alumínio é o potencial de personalização, permitindo assim exclusividade aos projetos.



Qual a diferença entre as linhas de esquadrias de alumínio?


Existem diversas linhas de esquadrias de alumínio. Para organizar isso, o próprio mercado nominou essas linhas em Suprema, Gold e linhas de alto padrão. No caso da Glassbox, atuamos com todas elas, afinal cada uma atende uma necessidade particular dos clientes.


Somos licenciados da marca Infinite Esquadrias Inteligentes, ou seja, representantes exclusivos em Mato Grosso do Sul, de uma das marcas de esquadria para o alto padrão mais reconhecidas do Brasil.


Mas afinal, qual a diferença entre essas linhas?


Basicamente a diferença trata-se da robustez, eficiência diária e necessidades a suprir. A linha Suprema é uma linha de entrada no mercado das esquadrias de alumínio, o que significa que suas composições são qualificadas, porém mais econômicas.


A linha Gold representa um a opção intermediária, dedicada a obras de médio e alto padrão. No entanto, apesar de ser um tanto quanto aprimorada, comparada à Suprema, não possui as mesmas exigências de produtos como a linha Infinite, por exemplo.


A Infinite, no caso da comercialização na Glassbox, representa o mais alto nível de qualidade, eficiência e robustez no que se trata de esquadrias de alumínio. Seus componentes são reforçados, os perfis de alumínio mais firmes e sua eficiência em isolamento acústico incomparável.


Como conservar a qualidade das esquadrias de alumínio?


Para que as esquadrias mantenham a qualidade em desempenho diário, estética, conforto acústico e vedações, é imprescindível a correta conservação das escovas, borrachas de vedação, ferragens e pinturas. Recomenda-se então aos usuários que adotem as seguintes medidas:


  1. Não use produtos derivados de petróleo: vaselina, removedor, tíner, etc. O uso de tais produtos, num primeiro instante, pode deixar a superfície mais brilhante e bonita. Porém, em sua fórmula existem componentes que vão atrair partículas de poeira que agirão como abrasivo, reduzindo, em muito, a duração do acabamento superficial do alumínio;

  2. As esquadrias exigem limpeza constante para evitar o acúmulo de poeira e fuligem que, com o passar do tempo, vão se compactando, transformando-se em crostas de difícil remoção;

  3. Não use, em hipótese alguma, fórmulas de detergente ou saponáceos, esponjas de aço, de qualquer espécie, ou qualquer outro material abrasivo;

  4. Não use produtos ácidos ou alcalinos. Sua aplicação poderá manchar e tornar a pintura opaca;

  5. Não utilize objetos cortantes ou perfurantes para auxiliar na limpeza de locais de difícil acesso.Esta operação poderá ser feita com o auxílio de um pincel de cerdas macias embebido na solução de água e detergente neutro, a 5%.


Depois de tudo o que leu, você é capaz de compreender a importância das esquadrias de alumínio na construção civil? Esse produto é atende as necessidades do seu projeto?


Procure então nossos consultores e esclareça outras dúvidas sobre este produto. Clique aqui para falar com o time especializado da Glassbox!


25 visualizações0 comentário