Buscar
  • Glassbox

Imóvel na planta ou já construído: qual a melhor opção para compra?

Realizar o sonho da casa própria é o foco de muitos brasileiros. Tanto é que uma pesquisa do Datastore mostrou que 13 milhões de famílias querem comprar o seu imóvel no prazo de dois anos. Nesse cenário, a dúvida que surge é se vale a pena escolher na planta ou já construído.


A resposta depende do que você precisa. Ambos os modelos têm seus prós e contras. Identificá-los é uma forma de fazer a sua escolha de forma inteligente.


Para ajudar na sua decisão, criamos este post que mostra qual a melhor opção para compra. Assim, você saberá se, na sua realidade, é indicado adquirir imóvel na planta ou construído. Que tal saber mais?



Imóvel na planta x já construído: quais são as diferenças?


Provavelmente, você sabe a diferença entre imóvel na planta e já construído. O primeiro é aquele adquirido quando existe apenas o projeto do edifício e da unidade a ser habitada. Ele também pode ser comprado enquanto está em obra.


Por isso, o imóvel na planta sempre é novo. Muitas vezes, ele é apresentado como “em lançamento”. Ou seja, tem toda a documentação necessária, mas não está disponível para moradia.


Além disso, quando você compra na planta, sabe que vai demorar para ter acesso ao bem. Você receberá uma data provável de entrega, que a depender do tipo de edificação, pode durar até 3 anos.


Já o que está construído pode estar enquadrado como:


  • novo: é o imóvel que acabou de ter sua obra finalizada. Por isso, nunca foi utilizado e é caracterizado como “lançamento”;

  • Usado: construído há alguns anos e teve outros moradores. Pode ser imóvel mais recente, entregue há menos de 5 anos, ou antigo, com maior tempo de uso.



Quais são as vantagens e as desvantagens de cada opção?


Dentro dessa categorização, é importante saber quais são os pontos positivos e negativos de cada uma das opções. Veja a seguir.


Imóvel na planta


A principal vantagem dessa categoria é o valor do imóvel. Ele é mais barato do que o bem pronto, porque ele ainda passará por valorização. Em média, o preço é reduzido entre 20% e 25%. Ainda existem outros benefícios:


  • documentação mais simples, com a assinatura apenas de um contrato de compra e venda com a construtora;

  • planejamento do pagamento. Além do valor ser mais baixo, você já sabe quanto serão as parcelas e ainda pode negociar e parcelar a entrada;

  • personalização, isto é, você pode deixar a sua casa do jeito que sempre sonhou, sem grandes limitações;

  • valorização do imóvel, que pode ficar entre 20% e 50% mais rentável depois da finalização da obra;

  • redução das taxas cobradas, porque o reajuste é feito com base no Índice Nacional da Construção Civil (INCC).


Por outro lado, a desvantagem é o tempo de espera para a entrega. Nunca se sabe se a construtora conseguirá cumprir o prazo acordado, levando em consideração os imprevistos que podem ocorrer. Por isso, ao decidir pelo imóvel na planta tenha em mente a paciência necessária para receber as chaves do seu empreendimento.


Imóvel já construído


Aqui, o grande benefício é poder mudar de casa quando quiser. Basta fazer o pagamento ou concretizar o financiamento e está tudo certo. Além disso, você vê os ambientes já prontos. Isso pode facilitar a decoração e a definição do local em que cada um dos móveis ficará.

Por outro lado, existem algumas desvantagens. As principais são:


  • complexidade da documentação. Mais do que o contrato de compra e venda firmado entre as partes, há o de financiamento, a necessidade de mudar a escritura de nome etc.;

  • investimento, que é mais elevado. Um imóvel já construído é mais caro. Além disso, podem ser necessárias algumas reformas.



Quais são os diferenciais do imóvel na planta?


Ao verificar os benefícios de comprar um imóvel na planta ou um já construído, fica claro que ambos compensam. Tudo depende do que você deseja. A questão é que, em fase de projeto, há possibilidade de incrementar o que em breve será a residência da sua família.


Na planta, você tem a chance de definir como será o acabamento, o piso, os detalhes das instalações e mais. Além disso, ao negociar esses itens ainda com a edificação para ser construída, você conseguirá preservar os preços dos orçamentos fechados.


Isso é importante porque de fato obtém previsibilidade para o seu planejamento financeiro. Especialmente durante a pandemia, os preços sofreram com vários reajustes, sendo assim, ao fechar seus parceiros com o imóvel na planta você poderá negociar antecipadamente os preços aproveitando as melhores condições.


Com essas escolhas, o seu imóvel se torna mais durável e sofisticado, além de ter um resultado final ainda mais bonito e personalizado.


Vale a pena destacar que é possível colocar esses detalhes em um imóvel já construído. No entanto, pode sair mais caro.


Por isso, considere a possibilidade de investimento faz mais sentido para suas prioridades. Assim, você tem o imóvel dos seus sonhos e consegue personalizar os ambientes da maneira que sua família preferir e com as particularidades que desejar.


Aproveitando que está interessado em construção de imóvel, que tal entender um pouquinho sobre as vantagens de integrar seus ambientes para melhoria da rotina familiar? Clique aqui para conferir!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo